segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Comer é o melhor remédio


Por Madu Cabral
Ilustra: Rita Taraborelli

O jeito mais fácil e eficiente de colocar o Ayurveda em nossas vidas é pela alimentação. Meu professor sempre disse que nem todos podem fazer um abhyanga ou um shirodhara (tratamentos deliciosos ayurvédicos) todos os dias, mas todo mundo come o tempo todo.

Os temperos são um tipo de caixinha de primeiros-socorros, tá gripado toma gengibre, tá preguiçoso come pimenta, tá nervoso água de coco, leitinho morno com noz moscada ajuda muito na insônia.

E a prática de Yoga nos ajuda a perceber o que o corpo fala, pede e precisa. Sem escutar bem o corpo corremos o risco de errar no remédio ou na dose dele.

Madu é professora de Yoga e escreve para aprender.

A erva doce (Vata's Special)

Txt e ilustra: Rita Taraborelli

Pois bem, chegou e me disse que não sabia o que fazer com tanta erva doce na geladeira, disse que tubo bem e iria usa-la no suco verde pela manhã...
Este bulbo saboroso e cheio de água é bem versatil mas muitas vezes é ignorado por teu sabor forte. A erva doce fresca pode ser utilizada de diversas formas, do bulbo até as folhas, sem jogar nada fora, podemos colocar no suco verde para incrementar o sabor e acalmar os vatas (segundo minha amiga Caru), teu bulbo em fatias fica delicioso em salada com damascos, braseada com vinho branco é divina e te conto aqui o que fiz com o resto dela que não acabava nunca: assada com farofinha.

Rita começou a assar biscoitinhos com seis anos de idade, quando ganhou um fogãozinho de verdade de seus pais. Hoje ela cozinha em eventos particulares, escreve, desenha, pinta, faz Yoga e adora viajar.
Para a receita veja: www.taraborelli.blogspot.com

Alimetação correta


Por Caru Alencar
Ilustra: Rita Tarabvorelli
O alimento é aquilo que nutre o corpo, a mente e o espírito, tem o poder de alterar nossa disposição mental. A digestão é uma forma de transformação: o agni (fogo digestivo) tem a função de transformar os alimentos em ser humano. Quando mal digerido, o alimento se torna uma toxina (ama), que o corpo tem necessidade de expulsar.

Uma das principais causas da doença é a conduta imprópria na alimentação (mithyahara vihara). Devemos nos alimentar daquilo que necessitamos para prover a vida. O que estiver fora disso é mithyahara vihara e leva a um estado de sofrimento.

Caru Alencar é terapeuta ayurvédica e não cansa de estudar.